
O Grupo de Teatro Lupa nasceu, no início de 2012, do encontro entre pessoas com experiências diferentes e vontades iguais: encenar situações da vida real, que possam desafiar o público a experimentar fazer diferente, a 'pensar sobre' e a pensar 'com'.
Tendo como objectivo a intervenção social através de influências do Teatro do Oprimido e do Teatro Fórum, actua em diversos contexto como escolas, associações e comunidades.
Em Janeiro de 2013, o Grupo Teatro Lupa passou a fazer parte integrante da ATLA - Associação de Tempos Livres de Alfama, aproximando-se assim da comunidade local.
Dando seguimento ao trabalho desenvolvido neste período, o Lupa Grupo de Teatro continua a trabalhar diferentes abordagens em função do público alvo e do contexto de cada intervenção.
Entre 2017 e 2020 o Lupa iniciou uma colaboração com a Junta de Freguesia da Estrela em Lisboa, aplicando as mesmas metodologias aos contextos da freguesia.
Desde a sua fundação, o Lupa realiza apresentações em contexto escolar, associativo, entre outros, em contexto de intervenção social participativa, do espetáculo interativo “Cenas que acontecem”, criado coletivamente no final de 2013.
Biografias




Daniela Leal
Nasceu em 1980, em Lisboa. Licenciou‐se em Psicologia, pelo Instituto de Psicologia Aplicada em 2004. Há cerca de 8 anos (2006) que faz Teatro de Intervenção, primeiramente no projeto Holofote – Conversas de Rua Associação e atualmente no Grupo de Teatro Lupa (desde 2012). Faz parte do corpo dirigente da Associação de Tempos Livres de Alfama (IPSS), a qual o Lupa - Grupo de Teatro integra. Desde 2005 que colabora com várias instituições/associações como Técnica de Intervenção Social.
Filipa Teixeira
Nasceu em 1985, com percurso iniciado no Espaço Evoé em 2003 num curso de Formação de Actores; Integrou o grupo de teatro académico da ESHTE entre 2004 e 2005; Participou no Curso de Contadores de Histórias e Curso de Teatro de Rua no Espaço Evoé no ano de 2006. Entre 2008 e 2010 Integra Grupo de Teatro Holofote, parte da Associação Conversas de Rua, com espectáculos regulares; Em 2011 integra o grupo de Teatro Eras Uma Vez; Participação no Curso de Teatro do Oprimido, pela PELE em 2012; no mesmo ano integra o Lupa - Grupo Teatro até à data.
João Pedro Amaro
Nascido em 1980, em Lisboa, iniciou o seu percurso profissional na área do teatro de intervenção social em 2006, no grupo 'Holofote - Luz sobre cenas da vida', integrado na Associação Conversas de Rua. Em 2009 conclui o Mestrado Integrado em Psicologia Clínica, pelo ISPA-IU, e intervém como encenador no grupo de teatro universitário 'Díspar'. Em 2010 participa no Intercâmbio Internacional para pesquisa do método do Teatro do Oprimido, no CTO - Rio de Janeiro, onde acompanha diversos grupos em contexto escolar, comunitário, psiquiátrico e prisional. Em 2013 ingressa no Lupa - Grupo de Teatro.
Susana Mendonça
Nasceu em 1985 nas Caldas da Rainha. Formou-se em Animação Cultural na ESELx e realizou várias formações e workshop's em teatro. Iniciou-se no teatro de intervenção em 2007 no Grupo de Teatro Holofote da Associação Conversas de Rua. Colaborou como atriz no GTIST, Grupo de Teatro da Nova, no Teatro Bocage e Teatro Rápido. Colabora com a Santa Casa da Misericórdia da Amadora num projeto de educação artística e com o serviço educativo do Museu do Oriente. Integra desde Novembro de 2013 o Lupa - Grupo de Teatro.
Atriz, encenadora e professora de teatro, nasceu em Lisboa, em 1979. Licenciou-se em Artes Performativas, na ESTAL – Escola Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa, em 2009. Desde então tem trabalho com vários criadores, em projetos próprios e coletivos, destacando: Espaço Evoé; a menina dos meus olhos, Luzlinar, Fabrica das artes/CCB, Cercabranca, Marionet, Lupa - Grupo de Teatro, entre outros.
Nádia Nogueira
Nascida em Lisboa em 1984, licenciou-se em Psicologia Social e das Organizações, no ISPA e trabalha na área de Recursos Humanos desde 2007.
O seu percurso teatral teve início em Novembro de 2013 com a integração no Lupa - Grupo de Teatro. Colaborou na criação do espetáculo "Cenas que acontecem", fazendo ainda parte do seu atual elenco.
Ana Cardoso
Nascido em 1983, estudou Psicologia Aplicada no ISPA, tendo sido membro fundador do grupo de teatro da Instituição, colaborando durante alguns anos com o grupo de teatro dISPAr. Em 2012, trabalhou com o grupo de teatro terapêutico do Hospital Júlio de Matos na apresentação da peça "Metastasipolis". Desde o início de janeiro de 2014, é um dos membros do Lupa - Grupo de Teatro, participando na criação e apresentação do espetáculo "Cenas que acontecem".
Nuno Câmara Pestana
José Pedro Alfaiate
Nasceu em 1977. É professor e formador. Frequentou o Workshop de Teatro do CAL (Clube ANA Lisboa), tendo integrado o grupo resultante do mesmo durante dois anos. É também músico e produtor, colaborando há vários anos em diversos projetos musicais. Participa no Lupa - Grupo de Teatro desde Fevereiro de 2014.
André Cotrim
Nasceu em 1978 em Lisboa. Iniciou a sua formação em teatro em 2008 no curso da Escola de Danças Sociais e Artes do Espectáculo. No seguimento do curso integrou em 2009 a primeira formação do grupo de teatro Companhia MÁ no Teatro de Carnide e posteriormente no Teatro da Luz. Desde Fevereiro de 2014 colabora com o Lupa - Grupo de Teatro.